
Embora o cálcio seja essencial para a manutenção da saúde do osso nas crianças, a ingestão dietética ideal de cálcio nesta faixa etária, especialmente na forma de alimentos lácteos, não é bem definida.
M.Huncharek e colaboradores médicos preventivistas da Universidade da Carolina do Sul fizeram uma metanálise( exame de vários artigos sobre o assunto) para avaliar o impacto do cálcio dietético/suplementação láctea no conteúdo mineral ósseo nesta faixa etária.
Os autores examinaram dados da literatura científica de vinte e um estudos controlados que utilizaram o conteúdo mineral ósseo corporal total como o resultado de interesse, proporcionou um aumento sem significado estatístico ( foram comparados crianças que tomavam suplementos de calcio contra controles). Estes dados demonstraram a heterogeneidade estatística substancial reveladas pelas análises de sensibilidade que entre os indivíduos do estudo com ingestão dietéticas de cálcio/alimentos lácteos normal ou quase normal no início dos estudos, a suplementação de cálcio/láctea mostraram pouco impacto no conteúdo mineral ósseo. As análises de sensibilidade sugeriram que o consumo do cálcio no início do estudo poderia potencialmente esclarecer a heterogeneidade estatística.
A associação dos três relatórios que utilizam indivíduos com baixo consumo proporcionou um sumário estatísticamente significativo médio do consumo de calcio de 49 g (24.0-76-6). Associando os dois estudo que utilizaram a suplementação de cálcio/láctea mais vitamina D foi também associada com um aumento na dosagem de calcio na coluna lombar, em média, de 35 g (− 6.8-41.8). A falta de dados utilizando a mensuração do CMO em outros locais anatômicos assim como os dados escassos dos estudos não-randomizados, impossibilitou uma associação estatística adicional. Os autores concluem que aumento dietético de cálcio/produtos lácteos, com e sem a vitamina D, aumenta significativamente a densidade mineral no corpo total e na coluna lombar em crianças com baixo consumo inicial.
Fonte :: Bone. 2008 Aug;43(2):312-21
Nenhum comentário:
Postar um comentário