terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Suplemento de cálcio traz risco ao coração

Os suplementos de cálcio podem aumentar o risco de ataque cardíaco em mulheres idosas, sugere pesquisa da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, divulgadas nesta quarta-feira. Pesquisadores estudaram os efeitos das pílulas de cálcio em 1.471 voluntárias que já haviam passado da menopausa. As voluntárias foram divididas em dois grupos: o primeiro recebeu pílulas de cálcio e o outro grupo, placebo. A pesquisa concluiu que os ataques cardíacos ocorreram com mais freqüência entre as mulheres que receberam os suplementos de cálcio.
As pílulas são receitadas às mulheres que já entraram na menopausa para contribuir no combate à perda de densidade óssea. Um estudo anterior demonstrou também que o composto pode ser aliado importante na prevenção de doenças vasculares, por meio da redução dos níveis do colesterol no sangue. Na pesquisa de Auckland, porém, os pesquisadores constataram 36 ataques cardíacos em 31 mulheres que tomaram os suplementos, contra 22 ocorrências no grupo que ingeriu placebo.
As taxas de acidente vascular cerebral e morte súbita também foram superiores no grupo de mulheres que tomaram as pílulas de cálcio. "Parece sensato desaconselhar o uso da suplementação de cálcio às mulheres com idade superior a 70 anos e às mulheres com doença coronária já conhecida", disse o pesquisador Ian Reid, da Faculdade de Medicina, Ciências e Saúde da Universidade de Auckland. Em entrevista à rede britânica BBC, a especialista em coração Judy O'Sullivan, do British Heart Foundation, disse que é necessária uma investigação mais rigorosa sobre o resultado do estudo neozelandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário